Câmara inicia nova parceria com Rede Nossa São Paulo

Fábio Lazari/CMSP
Fábio Lazari / CMSP

Em uma iniciativa inédita, a Câmara Municipal e a Rede Nossa São Paulo firmaram hoje, dia 4 de abril, uma parceria para transformar os dados do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) em banco de dados para consulta popular que deverão direcionar as principais ações de política pública.

A iniciativa vai permitir que o Parlamento acolha efetivamente as demandas da sociedade – pesquisadas pelo Ibope no início do ano – e utilize estas informações para responder às principais necessidades apontadas pela população. O objetivo é estabelecer novos fluxos de acesso e participação dos munícipes no processo legislativo.

Na avaliação do coordenador geral da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, a utilização dos dados pesquisados pelo IRBEM é fundamental para o planejamento e o desenvolvimento da cidade. “Dar retorno aos anseios da população através da democracia participativa é algo inovador e que poderá ser estendido para outras casas legislativas do país", afirmou.

“Revelar os anseios da população nos obriga a dar respostas a estes anseios, e não utilizar o Parlamento que escreve as regras para o desenvolvimento é descredenciar o nosso próprio diagnóstico”, disse o presidente da Câmara Municipal José Police Neto (PSDB).

“A ideia é reconhecer as prioridades da população, apontadas no IRBEM, e transformá-las quando for o caso, em melhorias para o benefício da cidade”, acrescentou a assessora legislativa Izabel Cristina Lopes, idealizadora da parceria.

A parceria deve abordar diferentes dimensões de atribuições da Câmara Municipal de São Paulo: prioridades eleitas que podem se transformar em Projetos de Lei ou em Emendas ao Orçamento para 2012, e ações legislativas de fiscalização do poder Executivo.

Histórico do IRBEM
A Rede Nossa São Paulo lançou em junho de 2009 uma mobilização para elaborar um conjunto de indicadores que reunissem aspectos subjetivos sobre as condições de vida em São Paulo. O objetivo do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) é orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas.

Além dos dados relacionados ao bem estar, a pesquisa realizada pelo Ibope também aborda o índice de confiança da população nas instituições, a satisfação com os serviços públicos e a administração municipal e a percepção sobre a segurança na cidade – como tem ocorrido anualmente às vésperas do aniversário da cidade.

Fonte Portal da CMSP