Como organizar o Adote um Vereador na sua cidade

 

Como todo fim de eleição, o site do Adote um Vereador sofre assedio maior de interessados em acompanhar o trabalho dos parlamentares que iniciarão nova legislatura. É sempre muito bom ter a companhia desses cidadãos que acreditam na capacidade de tornar a política melhor. Ainda nessa semana, fomos procurados por um grupo de moradores de Santana do Acaraú, no interior do Ceará, que que iniciar este trabalho na cidade. Alguns eleitores de São Paulo, motivados pela atuação em campanhas políticas, também deram sinais de que pretendem seguir de olho no parlamento.

 

Para ajudar você a estruturar o Adote um Vereador —- que pode ser realizado de forma coletiva (de preferência)  ou individual —-, vamos listar aqui algumas ações que estão ao seu alcance:

 

  1. Convide um grupo de amigos para colaborar no projeto
  2. Identifique quem são os vereadores da sua cidade
  3. Relacione os endereços de contato com eles
  4. Crie um espaço na internet (site, blog, facebook ….) para publicar as informações mais relevantes
  5. Envie para os vereadores perguntas para saber o que pensam sobre os assuntos mais importantes da cidade

 

Com esses primeiros passos, você estrutura o trabalho que vai realizar nos próximos quatro anos e reúne informações que ajudam na avaliação do empenho e compromisso do vereador nos temas que ele diz ser prioritário no mandato: se ele disse que é saúde, qual projeto de lei apresentou nesta área? o projeto ajuda a melhorar o serviço de saúde na cidade? Caso o vereador não responda ao questionário, cobre nas redes sociais dele; se o vereador responder, publique nas suas redes sociais.

 

Com o mandato iniciado, alguns pontos que podem ajudar você a avaliar o trabalho do vereador:

 

  1. Os projetos de lei que apresenta são relevantes para a cidade?
  2. Como votou nas questões mais importantes?
  3. Tem presença ativa nas comissões?
  4. Comparece nas sessões de votação?
  5. Participa das discussões de interesse do cidadão?
  6. Fiscaliza o trabalho da prefeitura?
  7. Quanto e onde gasta o dinheiro do gabinete?
  8. Responde as perguntas feitas pelo cidadão?
  9. Aceita sugestões dos moradores?
  10. Incentiva a participação popular?

 

Boa parte dessas informações pode ser encontrada na página oficial da Câmara Municipal da sua cidade. Se não estiver lá, deveria. É obrigação do parlamento em nome da transparência. Caso não esteja lá, a Lei de Acesso à Informação Pública permite que o cidadão faça o questionamento aos parlamentares —- assim como a qualquer órgão e gestor público.