Os benefícios do fim das coligações para vereador

 

Já falamos com você aqui no Adote sobre uma das mudanças mais importantes desta eleição municipal: o fim das coligações para a disputa à Câmara de Vereadores. Nessa quinta-feira, o Jornal da Nacional, da TV Globo fez uma ótima reportagem sobre o tema. E deu uma das explicações mais simples para que a gente entenda a vantagem deste sistema sobre o que funcionava até a última eleição:

 

 

 

 

"Antes, o eleitor podia escolher na urna salgadinho e levar chocolate, já que o voto podia eleger um candidato desconhecido, de partido nanico, que não representava suas ideias. Com o fim das coligações, o voto ainda pode puxar outro vereador para a Câmara, mas só do mesmo partido. Se escolho água, levo no máximo água com gás. O voto fica no partido com propostas ou valores em que o eleitor acredita” — explicou a reporter Renata Ribeiro

 

“O fim da coligação para eleição proporcional favorece com que o voto seja mais fiel ao que pensa o eleitor sobretudo se ele votar no candidato cujo o partido seja vinculado a suas ideias”, disse Fernando Abrucio, cientista político e professor da FGV-SP.

 

Vale assistir à reportagem completa