Qual foi o quociente eleitoral de São Paulo?

 

 

O cálculo que define quantos e quais partidos e vereadores têm direito a uma cadeira na Câmara Municipal ainda causa controvérsia e está condenado a inconformidade —- seja pelo desinteresse seja pela desinformação seja pela complexidade. Lembramos de reclamar —- como já relatado em publicação anterior — quando descobrimos que nosso candidato não conseguiu se eleger mesmo tendo mais votos do que outros que já estão  prontos para assumir o posto. 

 

O Quociente Eleitoral —- e você que costuma ler este site já sabe disso —- tem um cálculo simples e outros bem complicados. 

 

Primeiro, identifique o o número de votos válidos, deixando de lado nulos e brancos; depois calcule o QE, dividindo o número de votos válidos pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara. Em seguida é a vez de saber o Quociente Partidário, dividindo a votação de cada partido (votos em vereadores e na legenda) pelo Quociente Eleitoral. Toda fração resultando desta conta é desprezada. O QP define o número de cadeiras que cada partido tem direito.  Ao terminar esta etapa nem todas as cadeiras estarão preenchidas. 

 

É aí que a conta fica realmente complicada, por isso, deixaremos este link com as simulações feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

 

Vamos ao que nos interessa. 

 

Qual foi o quociente eleitoral na cidade de São Paulo em 2020?

 

Os candidatos a vereador e os partidos receberam no total 5.049.137 votos, em São Paulo. Divide-se este número por 55, que é o número de vereadores na Câmara. 

 

Resultado:

 

91.802 votos

 

Ou seja, para que um partido conseguisse ao menos um cadeira na Câmara teria de ter conquistado 91.802 votos. De olho no total de votos que cada vereador  alcançou chega-se a conclusão de que, em São Paulo, apenas quatro candidatos conseguiram se eleger com suas próprias pernas:

 

Eduardo Suplicy (PT)  167.552 votos

 

Milton Leite (DEM) 132.716

 

Delegado Palumbo (MDB) 118.395

 

Felipe Becari (PSD) 98.717

 

Todos os demais 51 vereadores entraram na Câmara graças aos votos dados a legenda ou aos outros candidatos do partido dele. E isso não é um desmerecimento aos eleitos, pois a lei foi criada para fortalecer o partido. 

 

Veja aqui como foi calculado o quociente eleitoral em São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

Quanto aos "10% do Quociente Eleitoral" que aparece na tabela, a gente explica em seguida.