Quociente eleitoral ainda deixa eleitores indignados

Não diga que não avisamos: eleição legislativa no Brasil tem regras para fortalecer o coletivo em detrimento do individual. O que isso significa: valoriza o partido. Por isso o nosso sistema conta com o quociente eleitoral que regula o número de cadeiras que cada partido terá direito conforme o número total de votos que a legenda e os candidatos recebem. É essa regra que explica o fato de candidatos com mais votos ficarem fora da Câmara Municipal, e outros, com menos votos, terem sido eleitos. 

 

Hoje, o Portal UOL traz reportagem com a indignação de pessoas que não conseguiram eleger seus candidatos

 

A turma foi às redes sociais para comparar o número de votos: “em muitos casos, a diferença é gritante”, escreve o repórter Hygino Vasconcellos. Um dos exemplos que chamaram a atenção foi o de Alice Carvalho do PSOL a  candidata mais votada em Santa Maria (RS), com 3.371 votos. Ela não se elegeu. O problema é que Alice  e mais dois candidatos que concorreram pelo PSOL somaram apenas 3.999 votos e o quociente eleitoral na cidade gaúcha, neste ano, foi 6.907 -- esse é o mínimo de votos que o partido precisava receber para ter um assento no legislativo. 

 

Vamos pegar um caso de São Paulo. A cicloativista e jornalista Renata Falzoni, do PV não se elegeu apesar de ter conquistado 26.078 votos, mais do que 21 candidatos eleitos na capital paulista. Entre eles está Sonaira Fernandes, do Republicanos. Sabe quantos votos teve? 17.881. Porém, enquanto o Republicanos, na soma dos votos de todos seus candidatos, teve direito a quatro vagas, o PV só conseguiu uma.

 

"Todos os partidos buscaram o maior número de candidatos, o que pulverizou os votos. No caso do PV, tivemos uma quantidade muito grande de candidatos com 500 votos. Só sete tiveram mais de mil votos. A impressão que fica é a realidade —meus eleitores fizeram o que tinha que ser feito, eu fiquei em 33º lugar na votação, quem não fez o trabalho foi o partido.” —- disse Renata em vídeo publicado em suas redes sociais.

 

Para saber como calcular o quociente eleitoral, leia este post

 

Este ano, devido a proibição de coligações para a disputa na Câmara, já se imaginava que muitos partidos teriam dificuldade de garantir vaga no legislativo.