Vereadores tomam posse com duas mudanças na lista de eleitos

 

(Foto: Afonso Braga REDE CAMARA)

 

 

Com duas mudanças na sua composição em relação a lista de eleitos anunciada pelo TRE-SP há cerca de um mês, tomaram posse hoje os 55 vereadores da cidade de São Paulo. Saiu Eduardo Tuma (PSDB) e entrou Gilson Barreto (PSDB); saiu Missionário José Olímpio (DEM) e entrou Sidney Cruz (Solidariedade).

 

O caso que mais chama atenção é o de Eduardo Tuma, que presidiu a Câmara na última legislatura, foi eleito pela terceira vez e com 40.270 votos obteve a segunda maior votação do PSDB. Uma semana depois de eleito, teve o nome aprovado pelos colegas vereadores para assumir um cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Município —- foi em uma sessão na qual ele se declarou aos parlamentares: “eu amo vocês”. 

 

Quem não amaria? Com o apoio dos 50 vereadores que estavam em plenário, trocou o salário de R$ 18,9 mil mensais, na Câmara, por um de R$ 33 mil, no TCM; além de um emprego que depende do voto do eleitor a cada quatro anos por outro que é vitalício, só deixa quando quiser —- para ter ideia, ele ocupará a vaga do conselheiro Edson Simões, que ficou 23 anos na função.

 

Tuma tem todo o direito de sonhar alto e buscar a tranquilidade do cargo de conselheiro, mas foi honesto com seu eleitor ao pedir a confiança dele e seu voto quando já planejava assumir posto no TCM?

 

Quem deve estar amando Tuma é Gilson Barreto, também do PSDB. Apesar de estar concorrendo à reeleição só obteve 17.540 votos e foi o nono candidato mais votado do partido que conquistou oito cadeiras. Com a desistência de Tuma, Barreto se mantém na Câmara, onde só tem mais voto que Rinaldi Digilio, do PSL, que se elegeu com 13.673 votos.

 

A outra substituição foi no “tapetão”, mas com razão. Dr Sidney Cruz, do Solidariedade, conseguiu 17.899 votos e estava com a candidatura pendente por problema nos registros de documentos. O mesmo acontecia com um colega de partido. Tudo esclarecido, os votos deles foram considerados válidos, Refeita as contas, o Solidariedade ganhou uma cadeira, que está agora ocupada por Sidney Cruz, e o DEM perdeu uma — e quem ficou sem assento foi o Missionário José Olímpio.

 

Dito isso, veja a lista completa dos 55 vereadores que tomaram posse nessa sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2021:

 

PT

 

Eduardo Suplicy

Antonio Donato

Alessandro Guedes

Jair Tatto

Juliana Cardoso

Senival Moura

Alfredinho

Arselino Tatto

 

PSDB

 

Rute Costa

Gilson Barreto

Joгo Jorge

Carlos Bezerra Jr.

Xexéu Tripoli

Aurélio Nomura

Fábio Riva

Sandra Santana

 

DEM

 

Milton Leite

Eli Corrêa

Adilson Amadeu

Dra. Sandra Tadeu

Ricardo Teixeira

 

PSOL

 

Erika Hilton

Silvia da Bancada Feminista

Luana Alves

Celso Giannazi

Toninho Vespoli

Elaine do Quilombo Periférico

 

REPUBLICANOS

 

André Santos

Sandгo Pereira

Atílio Francisco

Sonaira Fernandes

 

MDB

 

Delegado Palumbo

George Hato

Marcelo Messias

 

PSD

 

Felipe Becari

Rodrigo Goulart

Edir Sales

 

PATRIOTA

 

Fernando Holiday

Rubinho Nunes

Marlon do Uber

 

PODEMOS

 

Ely Teruel

Dr. Milton Ferreira

Danilo do Posto de Saúde

 

PL

 

Thammy Miranda

Isac Félix

 

NOVO

 

Janaína Lima

Cris Monteiro

 

PSB

 

Camilo Cristófaro

Eliseu Gabriel

 

PV

 

Roberto Tripoli

 

PP

 

Faria de Sá

 

PSC

 

Gilberto Nascimento Jr.

 

PTB

 

Paulo Frange

 

PSL

 

Rinaldi Digilio

 

SOLIDARIEDADE

 

Sidney Cruz