Você sabe quanto ganha o vereador da sua cidade?

São Paulo, 01 de janeiro de 2021. Cerimônia de Posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos.   Foto: André Bueno Rede Câmara Créditos Obrigatórios.

 

Saber quanto ganha o vereador da sua cidade é bem importante, pois oferece ao cidadão subsídio para controlar como o dinheiro público é gasto nos serviços prestados à comunidade. A informação, que tem de ser pública, também permite a você ter uma ideia do respeito que o parlamentar tem com seus eleitores. Em cidades pequenas e baixa arrecadação, não faz sentido pagar salários altos para manter o pessoal na Câmara, mesmo porque na maioria delas as reuniões se limitam a uma por semana —- tem até vereadores que se reúnem só uma vez por mês. Acredite! Já há algum tempo circula a discussão se, em municípios de pequeno porte, o vereador não deveria trabalhar como voluntário —- sem salário —-, assim como ocorre em vários países pelo mundo. Mas esse é debate para outra oportunidade.

 

Quanto ganha o vereador da minha cidade? 

 

Como dissemos, o salário do vereador tem de ser público e estar publicado. Ou seja, tanto é uma obrigação da câmara municipal informar quanto ele ganha, quanto esta informação estar disponível no site da casa. Aliás, lá no site também tem de ter quanto o vereador gasta com verba de gabinete e pagando funcionários para trabalhar com ele. Só assim saberemos realmente quanto custa manter um vereador na cidade.  Se a informação não estiver publicada, use a Lei de Acesso à Informação Pública e acione o Ministério Público da sua região.

 

Para você ter uma noção se o salário do vereador é condizente com o trabalho que exerce e com a saúde financeira da cidade, compare quanto recebem os vereadores aí na sua câmara municipal com o que ganham os vereadores das 26 capitais brasileiras. O levantamento feito pelo Portal G1 que indica quanto ganha um vereador mostra que os salários nas capitais variam de R$ 8,9 mil a R$ 18,9 mil.

 

Arte: G1 

 

 

Ho già ricevuto questa email e confermato la mia presenza