Vota Cidade ajuda eleitor a escolher candidato a vereador

 

São Paulo não está na lista, mas a ideia da nossa conversa nesse Adote um Vereador é ajudar a todo cidadão diante dos instrumentos que estejam à disposição para qualificar seu voto, portanto, vamos aos fatos. Eleitores de cinco cidades brasileiras têm à disposição um site que os ajudará a identificar com quais candidatos a vereador estão mais sintonizados. O trabalho foi desenvolvido pelos comitês locais da ONG Rede Nossas Cidades e alcança os municípios de Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Americana (SP), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

 

Procurados, os candidatos responderam 30 perguntas, algumas de temas específicos da cidade. No site vota.com.br, o cidadão se cadastra e responde as mesmas 30 perguntas marcando uma das quatro opções disponíveis: concordo completamente, concordo, discordo e discordo completamente. É preciso responder ao menos 21 perguntas: algumas realmente são mais complexas e talvez o cidadão não tenha posição definida. Ao fim do teste você recebe uma lista de vereadores que pensam semelhante a você. 

 

Nem todos os candidatos responderam as perguntas, alguns por falta de interesse e outros alegaram dificuldade em acessar o site. Seja como for, os eleitores das cinco cidades que fazem parte do projeto têm mais um canal na busca por um voto consciente.

 

Para ter ideia das perguntas disponíveis, reproduzimos aqui as 30 perguntas feitas aos candidatos e eleitores de Porto Alegre:

 

 

1. Toda a população brasileira, incluindo pessoas de classe média e alta, deve ter acesso à saúde pública gratuita.

 

2. A privatização da gestão de água e esgoto vai facilitar o acesso à água em bairros mais pobres.

 

3. Municípios mais pobres devem receber mais recursos para a Educação.

 

4. Taxar o uso do carro é uma boa solução para incentivar o uso do transporte coletivo.

 

5. Os(as) candidatos(as) eleitos(as) podem tomar decisões de interesse público sem ouvir a população, uma vez que são representantes do povo.

 

6. O mais importante é que as pessoas façam o isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus enquanto não temos vacina.

 

7. As instituições religiosas devem continuar sem pagar impostos.

 

8. O Brasil deve cobrar menos impostos de grandes fortunas e heranças.

9. A ação da polícia deve ser protegida, livre de acusações de abuso de autoridade.

 

10. O governo deve fornecer auxílio econômico e psicológico a mulheres que saem de casa por causa da violência doméstica.

 

11. Os 4.700 leitos SUS da capital são insuficientes para atender à demanda por internações de pacientes de Porto Alegre e do interior do Estado do RS.

 

12. Cotas sociais geram ainda mais discriminação, pois tratam os cotistas como menos capazes.

 

13. O preço da passagem de ônibus em Porto Alegre deve ser estabelecido de forma que traga lucro para as prestadoras do serviço.

 

14. O Orçamento Participativo é apenas uma fachada pois, na realidade, a população não participa das decisões orçamentárias de Porto Alegre.

 

15. Os leitos de UTI criados para internações por coronavírus estão de acordo com a demanda da capital para tratar pacientes com quadro grave de infecção.

 

16. A renda básica deve ser implementada como política pública.

 

17. A Polícia usa de violência descabida ao reprimir atos políticos nas ruas da capital.

 

18. A tipificação de homícidios como "feminicídios" é fundamental para um melhor enfrentamento deste crime.

 

19. A Lei da Meia-entrada de Porto Alegre que beneficia, por exemplo, jovens de baixa renda, promove efetivamente o acesso à cultura.

 

20. A proibição da circulação dos carrinhos de catadores e catadoras contribui para uma cidade mais limpa.

 

21. Os danos ambientais gerados pela construção da Mina Guaíba são aceitáveis se pensarmos na geração de renda e empregos que o empreendimento trará para a região.

 

22. O uso da maconha deve ser descriminalizado.

 

23. A disseminação de notícias falsas não é um risco para a democracia.

 

24. Após a Prefeitura exigir a reforma de calçadas na área central, o trânsito para cadeirantes foi bastante facilitado.

 

25. A forma como a história da África e a construção da identidade negra é contada nas escolas ajuda a perpetuar o preconceito e o racismo.

 

26. Discussões sobre gênero e sexualidade não devem ocorrer em ambiente escolar.

 

27. Políticas públicas de acolhimento aos imigrantes também promovem o desenvolvimento do Estado.

 

28. A população em situação de rua opta por ficar na rua mesmo com a oferta de vagas em albergues pela Prefeitura.

 

29. O cercamento e a privatização de praças e parques é a melhor alternativa para a melhora nos cuidados destes espaços.

 

30. O programa Moradia Primeiro é ineficiente, pois as pessoas abrigadas não conseguem ser plenamente reintegradas à sociedade.