Como escolher seu candidato?
Por Alecir Macedo - Integrante do Adote um Vereador
As eleições estão logo ali. Você já escolheu seu candidato? Já parou para pensar em quem votar?
A situação política no país não é das melhores - é das piores diriam os mais pessimistas. Milhares de pessoas foram às ruas exigir mudanças. Eu mesmo participei de algumas manifestações nos últimos anos e, confesso: não me agradou a maioria dos atos que presenciei.
A população pede mudanças, será que ela sabe que a oportunidade está em suas mãos?
Mudanças exigem a participação ativa do cidadão, seja nas eleições seja durante o mandato de seu candidato. O gesto de cidadania não se encerra na urna ao apertar a tecla “confirme”.
Você deve acompanhar e cobrar o trabalho de seu vereador ou prefeito. Se ele não foi eleito, tem de escolher outro nome e exigir o cumprimento das promessas feitas durante a campanha, verificar onde está gastando o dinheiro de nossos impostos, seja em verba de gabinete seja em obras mal feitas ou inacabadas. E, claro, saiba quem está executando estas obras.
Está aberta a temporada de caça aos pobres. Durante a campanha "nossas excelências" estarão colocando os pés na lama, literalmente, pisarão em ratos, abraçarão crianças, comerão salgadinhos e tomarão café nos piores muquifos das periferias. Vão prometer o paraíso, entre tantas coisas que jamais terão condições de entregar.
Para escolher bem seu candidato é preciso primeiro saber o que faz um vereador ou prefeito. Portanto, assista ao vídeo produzido pela Justiça Eleitoral:
Valorize seu voto, use um pouco de seu tempo para analisar as condições que se encontram os equipamentos públicos da região em que mora: hospitais, UBS, escolas, creches, cemitério, praças e vias públicas. Pare e reflita: as promessas das últimas eleições foram cumpridas, ou você é daquela parcela da população que não lembra mais em quem votou?
Nunca é tarde para começar, estamos no início da campanha eleitoral, aproveite para analisar as propostas que virão por ai e escolha seu candidato. Uma boa forma para isso é a exclusão:
- Exclua aquele candidato que usa somente a imagem para angariar votos (conhecidos por puxadores de votos)
- Prefira aquele que apresente propostas de trabalho que possam ser entregues depois
- Evite candidato que não fala, que deixa os outros falarem por ele: tipo aquele candidato que põe o pastor, o pai, o padrinho político ou o artista conhecido a pedir voto na propaganda eleitoral.
Com isso uma boa parcela de candidatos será excluída.
- Procure votar em alguém de sua comunidade, que trabalhe por ela
- Alguém em quem você pode confiar e conhece o trabalho, seja do setor público ou privado
- Consulte o site da Câmara Municipal,
- Consulte o site do Adote um Vereador: aqui no nosso site, você encontra todos os vereadores que estão ou estiveram em exercício da função no atual mandato
- Veja quais foram as propostas apresentadas e aprovadas que realmente interessam a população.
- Fique atento se o vereador é daqueles que apenas homenageia seus apoiadores e põem nome em ruas e viadutos.
Com isso, você poderá fazer uma escolha melhor
Outras dicas que podem ajudar o seu voto:
Para agradar seu reduto eleitoral, os vereadores costumam arrumar dinheiro no orçamento do município e reformar as quadras esportivas. Agora, será que ele faz o mesmo esforço por outros equipamentos importantes na região? Verifique se as condições das escolas e creches, AMA's e UBS's estão como as da quadra de futebol. As calçadas e ruas de seu bairro estão em perfeitas condições de uso? Aqui onde moro, a maioria está em péssimo estado.
Vamos conversar mais durante a campanha eleitoral, mas desde já vamos denunciar os engraçadinhos que fazem de tudo por nosso voto, desrespeitam a lei e sujam nossas ruas. Vamos mostrar quem realmente está no poder.
No site do Adote um Vereador, você pode participar deste controle. Basta você clicar aqui e nos enviar fotos de irregularidades encontradas na sua região.
Vamos qualificar nossas escolhas e deixar nossa cidade mais democrática!