O eleitor não conhece a função do vereador

Por Alecir Macedo - Integrante da Rede Adote um Vereador

Durante e após o período eleitoral recebi várias mensagens de eleitores, pelo contato do site, dirigidas a vereadores. Quando o assunto é relevante e função do vereador repasso com cópia ao remetente, os demais desconsidero.
O eleitor, independentemente de sua classe social ou grau de instrução, ainda não conhece a função de um vereador, como exemplos  veja abaixo algumas mensagens recebidas recentemente.
Com isso quero mostrar a qualidade do voto do cidadão paulistano, que ainda usa sua cidadania como moeda de troca. Foram preservados os remetentes e seus respectivos telefones ou endereços, porém, para o caso de qualquer dúvida as mensagens estão arquivadas integralmente.
1 - Assunto: Referente Obra Na Penha
Mensagem:
"Vereador Senival Moura,boa tarde! Sou aluno da faculdade Unip do tatuapé e ja tive a oportunidade de estarmos juntos na semana jurídica em que vc foi o palestrante, fui eleitor que acreditei em vc lhe dando meu voto e gostaria que me ajudasse em um probleminha que estou tendo referente uma construção na Rua (...). Esta semana fui surpreendido com a presença de um fiscal da subprefeitura da Penha ordenando que eu parasse a obra, pois falaram que a construção esta irregular e eu estou pagando a diária dos pedreiros e não sei o q fazer. Gostaria que se possível me orientasse e interferisse neste assunto para me ajudar. Prometo que tomaremos um café na faculdade junto com o Profº (...).
                          Agradeço e espero retorno"
2 - Assunto: preciso de sua ajuda meu vereador....
Mensagem:
"boa tarde vereador alfredinho em primeiro lugar meus parabens pela vitoria sua e do nosso novo prefeito fernando haddad gostaria muitop de lhe falar que trabalhei muito divulgando seu nome em sao mateus consegui muitos votos para vc e agora eu gostaria de lhe pedir uma ajuda, nao quero dinheiro só gostaria que me arrumasse um trabalho pois acabou a campanha e eu fiquei desempregada gostaria muito de continuar trabalhando com vc por favor me ajude meu telefone é (...) ou (...) desde ja te agradeço pela atençao boa tarde........"
3 - Assunto: escolas
Mensagem:
"Senhor vereador , nao sei se este  assunto é contigo ou nao mas eu gostaria de pedir que fossem colocadas cameras com audio e video nas salas de aula , para que todos soubessem o que se passa ali , uma vez que sao tantas reclamaçoes sobre os alunos como se eles fossem uns monstros e os professores santos, Quando conversamos com os alunos ouvimos coisas terriveis , O filho de uma amiga foi insultado pela professora , numa outra escola onde meu sobrinho estuda no intervalo os alunos ouvem funk ,minha filha fez um bilhetinho pra professora dizendo como ela era injusta com o coleguinha , enclusive me disse que achava queele nao conseguia aprender porisso, os alunos nao sao santinhos eu sei mas pra toda açao  tem uma reaçao , eu creio que se houvesse cameras de audio e video e as imagens fossem de propriedade publica com certeza haveria uma soluçao mais justas pra todos."
4 - Assunto: Festividade das crianças Jd.São Francisco l
Mensagem:
"A paz do Senhor!
Como todo ano, mais uma vez estamos precisando de sua  ajuda para nossa festividade.
Este ano o tema é missões.Data 27 e 28 de outubro e precisamos que nos empreste se possível 1 bandeira  do Brasil, 1 de São Paulo e 1 da Ass. de Deus (Belém).
Este ano não te liguei pois perdi  meu celular com seu numero.
Se possível me ligue para me dar a resposta. meus numeros:
(11) (...) residencial
(11) (...) tim (esposo)
(11) (...) oi (filho)
Obrigada por tudo que tem feito por nós.
Parabéns por sua reeleição, precisamos de pessoas de Deus na liderança deste país, o Jardim São Francisco l, agradece a Deus por esta benção e estaremos sempre juntos com você.Um abraço e que Deus continue te abençoando!"